O mercado de Decoração com Balões está acabando?

No decorrer dos anos vimos o grande crescimento do Mercado de Decoração com Balões. Surgiram desde a década de 90 muitos profissionais, instrutores e também marinheiros de primeira viagem que de uma certa forma em vez de ajudar só atrapalharam o mercado.
Com o crescimento desta área, vimos também o surgimento de novas tecnologias e aprimoramentos na área da produção de balões. Novas empresas surgiram e com isso houve um boom no mercado, principalmente o brasileiro.

Os balões se transformaram muito, com novos modelos, tamanhos, cores e tipos variados, que ajudam e muito o decorador a realizar o seu trabalho com mais facilidade e qualidade.

Porém, juntamente com o avanço deste mercado, surgiram muitas empresas e instrutores empenhados a ensinar muitas pessoas a fazer Decoração com Bexigas “o que a grande maioria fala”. Na verdade quem é realmente profissional não fala bexigas e sim balões. Também vimos cursos e mais cursos promovidos geralmente por fábricas de balões com seus instrutores contratados para promover a sua marca. O objetivo principal delas não é promover cursos, mas sim vender os seus balões.

Com isso surgiram no mercado centenas de Decoradores que viram uma oportunidade de “Ganhar dinheiro fácil”. Ter muitos cursos disponíveis não é o problema até é bom, nós mesmos da Cris Balões já ministramos muitos cursos presenciais e hoje temos o nosso Curso Online, sendo ele o primeiro do Brasil para mais de 1200 alunos.

Outro problema que vejo, é que a grande maioria que já está no mercado de Decoração com Balões a muito tempo enfrenta é a concorrência desleal. Ditos profissionais leiloam o seu serviço para garantir o trabalho por um trocado, não sabem cobrar e  muitas vezes pagam para trabalhar. O pensamento destes ditos decoradores e de seus clientes é que bexiga é barata, e acabam aceitando fazer Decoração por um preço bem abaixo de mercado só para garantir o cliente.

Vejo também que muitos que fazem um Curso de Balões, não levam a sério este mercado, compram materiais de segunda linha, como balões, bases, painéis e outros sempre olhando para o preço e não pela qualidade do produto.

Infelizmente depois de mais de 18 anos neste mercado como empresário vi surgir muitos decoradores que não ouviram o conselho dos mais experientes. Muitos fizeram cursos e ainda continuam patinando tentando encontrar uma luz no fim do túnel. Fazem algumas decorações no mês e não conseguem nem pagar os balões que compraram. Isso se chama, falta de administração.

Em qualquer mercado ou profissão, quem não se empenha em aprender de forma correta não conseguirá êxito em seu trabalho. A profissão de Decorador com Balões não é regulamentada, mas nem por isso temos que fazer de qualquer jeito o nosso trabalho. Se você em algum momento aprendeu a fazer um arco, painel ou até mesmo uma escultura não pense que isto é suficiente.

Você precisa se aperfeiçoar sempre mais, novas técnicas sempre estão surgindo e o nosso papel é surpreender cada dia mais nossos clientes.
Agora vou falar algo mais sério, e que pode te animar ou desanimar.

“Só sobrevive neste mercado como empresa quem adota uma postura realmente profissional”.

> Você acha que já aprendeu, e continua fazendo suas decorações de forma ainda amadora, até poderá ter muito trabalho, mas não ganhará dinheiro.

 > Vejo nestes anos infelizmente muitos decoradores fechando as portas porque não sabem fazer um plano de negócios.

>  Se você pensa que fazer decoração com balões é fácil você está enganado(a). e afirmo que este mercado não é para você. Precisa ter muita dedicação e aprendizado constante.

> Se você pensa que terá moleza, nem pense em continuar. Acordar muitas vezes 5 horas da manhã e ir dormir as 2 horas do dia seguinte é normal para quem é bem sucedido.

> Se você não aguenta o tranco, então vá procurar algo mais tranquilo para se fazer. Desculpe a sinceridade, mas é assim que funciona.

Enchedores de balões estão se proliferando por ai, mas profissionais capacitados, empenhados em fazer o melhor são poucos”.
Mas será que o Mercado de Decoração com Balões está acabando?

 Felizmente não, mas está em uma mudança profunda.

Vejo algumas mudanças, mas certamente tem muitas outras.
> Hoje o cliente escolhe uma decoração mais simples e com muito menos balões que antigamente.

> Os balões com gás hélio caíram no gosto popular.
> Nas festas infantis não vemos mais tantos balões como a uns 5 anos atrás.
> Outros materiais estão surgindo e que agradam mais que somente balões.

Mas será que os balões ainda podem fazer à diferença?
A resposta é Sim claro.
Vejo que muitos decoradores focam somente em Festas Infantis, mas esquecem que a Decoração com balões pode ser utilizada em vários outros segmentos.
Por ex: A Cris Balões atende hoje 70% empresas e os outros 30% se dividem em venda de balões com gás hélio e outros tipos festas em geral.

Então veja que nem tudo está perdido.
Mas volto a dizer, só sobreviverá neste mercado quem realmente levar a sério. “Não queira fama, nem louros pelo seu trabalho. Isto não enche o bolso de ninguém”.
Queira sim fazer o melhor para o seu cliente, que consequentemente você terá sucesso duradouro na sua jornada de Decorador com Balões.

Espero ter lhe ajudado a abrir a mente, lembro que esta é a minha opinião.
Se você tem algo a acrescentar deixe um comentário abaixo.

Sucesso a você.
e muitos balões.

 

5 (100%)
2 votos
Nome: E-mail: